
Em um período desafiador para a Volkswagen, marcado por uma queda de 3% nas vendas globais de veículos e um encolhimento de 30% no lucro líquido em 2024, um setor inusitado da montadora alemã está em plena ascensão: a produção e venda de salsichas.
A salsicha ao curry da Volkswagen, conhecida como “VW currywurst”, vendeu impressionantes 8,6 milhões de unidades em 2024. Esse número supera as 5,2 milhões de unidades de veículos vendidos pela própria marca VW no mesmo período e se aproxima dos 9 milhões de carros comercializados por todo o grupo Volkswagen no ano passado, conforme reportagem da revista Fortune.
Produzido desde 1973 pela montadora, o currywurst atende tanto os funcionários nas fábricas da empresa quanto consumidores em supermercados da Alemanha e no estádio de futebol em Wolfsburg, sede da companhia. Em 2024, 6,3 milhões de unidades da versão original da salsicha foram vendidas, sendo que cerca de 10% foram consumidas internamente pelos empregados. Além disso, foram comercializadas 2,2 milhões de unidades em formato de cachorro-quente e 42 mil unidades de uma versão vegana.
Gunnar Kilian, diretor de RH da Volkswagen, celebrou o marco, afirmando no LinkedIn: “Volkswagen é sinônimo de inovação – em duas, quatro e muitas outras rodas e, sim, também no prato! Com mais de 8 milhões de salsichas Volkswagen Genuine Curry vendidas, estamos comemorando um novo recorde de vendas. Mas não vamos nos acomodar: nossa próxima novidade em currywurst já está a caminho!”
Além das salsichas, a montadora também comercializou 629 mil garrafas de seu ketchup VW e 25 mil baldes de 10 litros em 2024. No ano passado, a empresa expandiu a distribuição de seu ketchup para clientes nos EUA, com a marca gratuita de ketchup Gewürz sendo rapidamente esgotada nas prateleiras da montadora.
A ascensão da “VW currywurst” e de seus acompanhamentos ocorre em um momento em que a Volkswagen implementa um plano de reestruturação que inclui cortes de até 35 mil postos de trabalho até 2030 e o fechamento de fábricas na Alemanha.
Referência: O Globo