Internacional

Produção de ração para suínos na Europa encolhe em 2025 com queda de 10% na Holanda

A queda de 10% na produção de ração para suínos na Holanda em 2025 destaca os desafios da suinocultura europeia

Produção de ração para suínos na Europa encolhe em 2025 com queda de 10% na Holanda

A suinocultura europeia continua em processo de contração. Dados recém-divulgados pela Federação Europeia de Fabricantes de Ração (Fefac) mostram que a produção de ração para suínos na União Europeia caiu 0,5% em 2025, totalizando 47,3 milhões de toneladas. O número reflete a pressão contínua da Peste Suína Africana (PSA) e mudanças estruturais profundas em países tradicionais.

O destaque negativo é o “tombo histórico” da Holanda, onde a produção de ração despencou 10%. O país viu seu rebanho suíno cair para menos de 10 milhões de cabeças pela primeira vez em 45 anos, reflexo de políticas ambientais rigorosas e baixa rentabilidade. Alemanha (-1,9%) e França (-1,6%) também seguiram a tendência de queda.

Por outro lado, o eixo de produção parece migrar para o Leste e Sul: a Espanha (maior produtora) manteve-se estável com 13,2 milhões de toneladas, enquanto Polônia (+2,7%) e Bulgária (+9%) registraram crescimento robusto.

No quadro geral, a indústria de rações da UE conseguiu um leve crescimento de 0,4% (147,5 milhões de toneladas), salvo pelo desempenho do setor de aves. Mesmo com a gripe aviária, a demanda por frango fez a produção de ração avícola crescer 1,5% (50,65 milhões de t), compensando as perdas nos suínos. O setor de bovinos manteve-se praticamente estável (+0,2%).

Referência: Pig Progress