
O surto de Peste Suína Africana (PSA) em javalis no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália continua a se intensificar. As autoridades locais reportaram que o número total de vítimas na população de javalis subiu para 48, um aumento significativo em comparação com os 36 casos registrados em meados de julho.
A Renânia do Norte-Vestfália, o estado mais populoso da Alemanha, que inclui grandes cidades como Düsseldorf, Dortmund, Essen e Colônia, só registrou a presença do vírus em junho de 2025. Ao surgir na população de javalis do sudoeste do estado, rapidamente se notou que o surto se assemelhava às variantes do vírus encontradas na Calábria, no sul da Itália. A maioria dos casos (41) foi encontrada no distrito de Olpe, enquanto os outros 7 casos surgiram no distrito de Siegen-Wittgenstein. Para controlar a situação, as autoridades instalaram duas áreas restritas ao redor dos locais de detecção, em conformidade com a legislação europeia, e cercas estão sendo erguidas nessas áreas.
PSA Persiste e Causa Prejuízos em Hesse
A Peste Suína Africana continua sendo um problema no estado de Hesse, onde tem sido uma preocupação desde o ano passado. Uma grande região entre as cidades de Frankfurt am Main e Mannheim, no cruzamento de três estados alemães (Hesse, Renânia-Palatinado e Baden-Württemberg), é afetada. Essa área começa 100 km ao sul da Renânia do Norte-Vestfália.
Especialmente em Hesse, a contagem de casos de PSA tem sido irregular este ano. Dados do Sistema Alemão de Informação sobre Saúde Animal (TSIS) indicam que, até o momento em 2025, 1.586 carcaças de javalis foram encontradas infectadas com PSA. Somando-se às 633 carcaças do ano passado, o total chega a 2.217.
Embora este ano não tenha havido relatos de infecção em granjas de suínos em Hesse, as autoridades anunciaram apoio financeiro emergencial para produtores de suínos que sofrem perdas indiretas. Zonas especialmente restritas e as subsequentes obrigações de quarentena geram perdas econômicas, como noticiou o periódico agrícola alemão Top Agrar. Uma diretriz estadual referente ao apoio emergencial para condições climáticas extremas foi, portanto, ampliada para incluir indenizações por danos (de até 80%) relacionados à PSA. A nova regra se aplica a todas as fazendas com mais de 100 suínos antes dos surtos, a partir de abril de 2024.
Ao comparar os números do surto com o que vem acontecendo na Alemanha Oriental, o estado de Hesse agora ocupa o terceiro lugar em número de casos, atrás apenas de Brandemburgo (3.455 javalis infectados encontrados no total) e Saxônia (2.399 javalis infectados encontrados no total). Em ambos os estados da Alemanha Oriental, no entanto, a situação parece ter se acalmado, com raros novos casos. No estado de Hesse, contudo, foram encontradas as granjas de suínos mais infectadas – 9 no total, todas em 2024.
Referência: Pig Progress











