
Um dos principais gargalos financeiros na suinocultura moderna, a alta taxa de descarte de fêmeas, está diretamente ligada a falhas nutricionais que comprometem a saúde dos cascos. De acordo com o Journal of Swine Health and Production, problemas de casco são a segunda maior causa de remoção de matrizes do plantel, podendo afetar até 35% do rebanho reprodutivo. Este é um desafio que reverbera em todas as fases da produção. “Problemas de claudicação afetam todas as fases da produção, reduzindo fertilidade, consumo e ganho de peso”, alerta Eduardo Zielinsky, gerente de vendas para suinocultura da Alltech.
A resposta para este desafio reside na biodisponibilidade dos minerais essenciais. Segundo Zielinsky, as fontes inorgânicas tradicionais, frequentemente utilizadas nas dietas, apresentam menor eficiência de absorção. “As fontes inorgânicas são menos absorvidas, pois interagem com outros elementos no trato digestivo”, explica. Em contraste, a suplementação com minerais orgânicos, como os proteinatos, garante que o nutriente seja entregue de forma mais estável e eficaz.
A tecnologia de minerais proteinatos, como a linha Bioplex da Alltech, fornece os minerais em uma forma próxima à encontrada na natureza. Isso resulta em um aproveitamento superior pelo organismo do suíno, garantindo uma nutrição mais precisa e eficiente. O resultado direto é a melhoria na integridade dos cascos, a redução de lesões e, consequentemente, o aumento da produtividade geral da granja, ao mesmo tempo em que se diminui a excreção de minerais no meio ambiente.












