
O fator humano foi apontado como o responsável pelo maior surto de Peste Suína Africana (PSA) na Croácia até o momento, um dos dois novos casos confirmados no país. O vírus foi detectado na fazenda Sokolovac, da produtora de carne Belje Plus, em Baranja, no leste da Croácia, e resultou no abate de 10.000 suínos, conforme informou o ministro da Agricultura, David Vlajcic. A doença também foi confirmada em Nemetin, um subúrbio de Osijek, no leste do país.
O ministro disse que o vírus continua a se espalhar apesar de todas as precauções tomadas, e que a disseminação é impulsionada “exclusivamente por fatores humanos, irresponsabilidade e atividades ilegais, sendo os humanos os principais portadores”. Desde 2023, a Croácia perdeu 41.000 suínos para a PSA. Com a adição dessas duas granjas, o total de perdas ultrapassará 51.000 suínos, o que representa cerca de 5% da população total de suínos do país. “Se não formos decisivos, poderemos em breve enfrentar uma forma de isolamento dentro da UE, causando danos incomensuráveis à suinocultura croata”, alertou Vlajcic.
Este é apenas um dos vários surtos em grandes fazendas domésticas na Europa nas últimas semanas, com surtos em grandes fazendas na Estônia e na Letônia resultando no abate de cerca de 50.000 suínos.
Referência: Pig World











