
A Espanha detectou seus primeiros casos de Peste Suína Africana (PSA) desde 1994, após dois javalis encontrados mortos perto de Barcelona testarem positivo para o vírus. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (28/11).
O surto pode ameaçar as exportações para a China, que cresceram significativamente nos últimos anos. No entanto, o impacto pode ser limitado, já que a China e a Espanha assinaram um acordo neste mês que prevê que Pequim restringirá as importações apenas da região afetada, e não de toda a Espanha.
O Ministério da Agricultura informou que notificou a União Europeia e ativou medidas de emergência na área afetada, instando as granjas de suínos a reforçarem as medidas de segurança enquanto os investigadores apuram a origem da infecção.
A Espanha é o principal produtor de carne suína da UE, respondendo por cerca de um quarto da produção do bloco, à frente da Alemanha. O vírus, inofensivo para humanos, mas mortal para suínos, tem se espalhado para o oeste da Europa nos últimos anos, afetando drasticamente a indústria suína da Alemanha e, mais recentemente, a Croácia.











