Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura resfriada

Gripe do frango já afeta oito países asiáticos. Prejuízos já atingem proporções desmedidas.

Redação AI 27/01/2004 – 06h00 – A gripe do frango, que causou a morte de sete pessoas até o momento, já atinge oito países asiáticos: Camboja, Coréia do Sul, Indonésia, Japão, Tailândia, Paquistão, a província de Taiwan (o governo da China considera Taiwan uma província rebelde e pleiteia sua reintegração desde 1949) e Vietnã. O Paquistão confirmou ontem que 4 milhões de frangos foram mortos em novembro devido à doença. Um documento emitido pelas autoridades das granjas da província de Sindh, sul do Paquistão, identificou a doença que atingiu as aves como a gripe aviária H-7 e H-9.

Seis pessoas com suspeita de terem sido infectadas pelo vírus da gripe aviária morreram na Tailândia, informou o Ministério da Saúde local. Ao todo, há dez casos suspeitos de contaminação humana no país, inclusive as seis mortes anunciadas ontem na província de Sukhothai e um homem de 56 anos que morreu na sexta-feira. Os cinco suspeitos sobreviventes são crianças.

Diversos países proibiram as importações de carne de frango e produtos da Tailândia desde que o governo assumiu que seu plantel tinha sido contaminado.

Em Cingapura, o governo ordenou que todos os trabalhadores de granjas vistam roupas de proteção e restringiu a movimentação de pessoas numa tentativa de evitar que a doença aviária chegue ao país. As fazendas estão registrando a entrada e saída de veículos e pessoas em suas instalações, disse um representante do Departamento de Agricultura e Veterinária.

O Japão anunciou ontem que suspendeu as importações de carne de frango da Indonésia, onde a doença também foi confirmada em milhões de aves. Na Malásia, autoridades insistiram ontem que não há sinais da doença no plantel de frangos local e que estão tomando medidas para evitar um futuro contágio.

O subtipo do vírus mortal de gripe aviária que atingiu as granjas sul-coreanas é geneticamente diferente da variedade que provocou recentemente a morte de seis pessoas no Vietnã, informou ontem o Centro Coreano de Controle de Doenças. No entanto, ainda não está claro se o subtipo sul-coreano pode contaminar humanos.

O desenvolvimento de uma vacina para humanos contra a gripe do frango pode levar meses, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Laboratórios ligados à OMS estão trabalhando em um protótipo de vacina para a nova variante de gripe aviária. A vacina, então, seria entregue a laboratórios comerciais, que a produziriam.