
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luís Rua, e o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen, realizaram uma reunião de alto nível em São Paulo nesta quinta-feira (23/10). O encontro deu continuidade às tratativas iniciadas no início de outubro e focou em avanços concretos na pauta sanitária bilateral.
A reunião marcou um novo capítulo na cooperação entre o Brasil e o bloco europeu. Entre os resultados alcançados, destacou-se o retorno do sistema de pre-listing de estabelecimentos habilitados a exportar carne de aves à União Europeia. O Brasil também atendeu a pleitos de interesse europeu relacionados ao acesso a mercados.
As delegações discutiram outros temas que seguirão em avanço:
- Auditoria da UE para avaliação do sistema brasileiro de pescados.
- Pre-listing para estabelecimentos de ovos e carne bovina.
- Reconhecimento mútuo de produtos orgânicos.
- Regionalização de enfermidades e certificação eletrônica.
As partes reafirmaram o compromisso com a continuidade do diálogo e a busca por soluções recíprocas. Ficou acordada a retomada de um mecanismo permanente de alto nível para tratar desses temas, com a próxima reunião prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Também foram debatidas as oportunidades e benefícios para os agricultores brasileiros e europeus decorrentes da eventual conclusão do acordo Mercosul–União Europeia. Ainda pela manhã, o secretário Luís Rua participou da abertura da Missão Empresarial Agroalimentar da União Europeia, evento voltado à apresentação de oportunidades de negócios. Ao final do encontro, o Brasil reiterou seu compromisso com a previsibilidade e a transparência nas relações com a União Europeia.











