
A União Europeia (UE) pode aprovar seu acordo comercial planejado com o Mercosul antes do verão (no hemisfério norte), mas ainda não fixou uma data para isso, disse o comissário de agricultura da UE, Christophe Hansen, na quinta-feira (5).
“Pode ser antes do verão”, disse Hansen em uma entrevista.
Os países da UE ainda precisam aprovar o acordo, que foi finalizado em dezembro, mas enfrentou oposição de membros, incluindo a França, que argumenta que o pacto prejudicaria os agricultores europeus, que enfrentam normas e regulamentações mais rígidas do que seus pares sul-americanos.
O presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, discutiram suas diferenças sobre o pacto em uma reunião em Paris na quinta-feira. Macron disse que o texto poderia ser aprimorado com a inserção de cláusulas espelhadas.
A França já defendeu a inserção de uma cláusula de interrupção de emergência para restringir as importações caso um aumento repentino nas importações desestabilize certos mercados da UE.
“Isso de fato exigiria que voltássemos à mesa e reabríamos. Não acho que isso seria útil nesta situação”, disse Hansen sobre a ideia de retomar as negociações com os países do Mercosul para adicionar novas salvaguardas ao acordo.
“Vejo que muitos setores da agricultura e da alimentação estão realmente buscando essas novas oportunidades”, acrescentou.
Fonte: Reuters