
O governo brasileiro anunciou, nesta terça-feira, que uma missão do Japão visitará o Brasil para realizar inspeções em frigoríficos brasileiros, com o objetivo de abrir o mercado japonês à carne bovina e ampliar o acesso para a carne suína brasileira. A decisão foi tomada após uma reunião entre os ministros da Agricultura dos dois países.
A inspeção é considerada um passo crucial para fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Japão no setor de carnes. Além disso, os ministros assinaram uma carta de intenções com o objetivo de fortalecer a cooperação na recuperação de pastagens degradadas no Brasil, que é o maior exportador de carne bovina do mundo.
Outra importante decisão tomada durante o encontro foi a aprovação, pelo ministro da Agricultura do Japão, Taku Eto, da “regionalização” do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para gripe aviária por município. Essa medida permite que restrições à exportação de produtos de frango e ovos sejam limitadas aos municípios onde surtos da doença forem detectados, e não mais a estados inteiros.
O Brasil nunca registrou casos de gripe aviária em rebanhos comerciais. No entanto, em 2023, surtos de gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) foram relatados em granjas não comerciais em estados como Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, o que resultou em proibições temporárias e estaduais de comercialização.