
Agricultores britânicos viajaram em grande número para Londres para protestar contra as reformas do imposto sobre heranças (IHT) propostas pelo Ministro da Fazenda no Dia do Orçamento, nesta quarta-feira. A mobilização ocorreu apesar de uma proibição de última hora imposta pela Polícia Metropolitana de trazer tratores para a capital.
A ação da polícia provocou indignação. O agricultor Colin Rayner acusou a Polícia Metropolitana de praticar um “policiamento de duas classes” e lamentou que o governo tenha “trazido a luta para os agricultores”. Clive Bailye, organizador do primeiro encontro de tratores em Londres, disse estar perplexo com a decisão, questionando o possível envolvimento do governo.
A secretária-sombra do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra), Victoria Atkins, também criticou a decisão da Polícia Metropolitana de “recuar repentinamente” em relação a uma decisão anterior de permitir o protesto, dizendo que a situação “não cheirava bem”.
A Polícia Metropolitana, em comunicado, negou o cancelamento do protesto, mas confirmou a proibição de tratores e outros veículos agrícolas, citando os “sérios transtornos” que poderiam causar à região e aos serviços de emergência.
Os agricultores estão protestando contra a política de imposto sobre heranças, que pode ter “graves consequências não intencionais” para as propriedades rurais familiares. É considerado altamente improvável que o Ministro da Fazenda mude sua posição impopular sobre o alívio fiscal para propriedades agrícolas e comerciais no discurso do Orçamento.
Referência: Pig World











