Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MILHO

Venda em Balcão de milho auxilia cerca de 8 mil pequenos criadores em todo o país

O Programa de Venda em Balcão (ProVB) da Conab atendeu cerca de 8 mil pequenos criadores em 2023, realizando aproximadamente 47 mil atendimentos e comercializando 66 mil toneladas de milho

Venda em Balcão de milho auxilia cerca de 8 mil pequenos criadores em todo o país

Em 2023, o Programa de Venda em Balcão (ProVB), operado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), atendeu cerca de 8 mil criadores de pequeno porte. No decorrer desse período, aproximadamente 47 mil atendimentos (notas emitidas) foram realizados, resultando na comercialização de 66 mil toneladas de milho.

“Com essa iniciativa, o ProVB facilitou o acesso dos pequenos criadores ao principal insumo para alimentação animal, promovendo inclusão social, geração de renda e empregos em todas as regiões do Brasil”, explica Thiago dos Santos, diretor de Operações e Abastecimento da Conab.

Para tornar mais acessível o milho aos criadores, a Companhia introduziu inovações, incluindo o pagamento digital do produto. Nessa modalidade, as guias são geradas digitalmente, possibilitando o pagamento em qualquer instituição bancária. Além disso, agora é possível realizar o pagamento via Pix, garantindo a confirmação do crédito em tempo real.

O ProVB estabelece um limite de compra de até 27 toneladas por mês para cada produtor, de acordo com o tamanho do rebanho. Contudo, mais da metade dos criadores atendidos, conforme evidenciado no balanço da estatal, adquire menos de 1 tonelada de milho mensalmente.

Em 2024, a Portaria Interministerial MAPA/MDA/MF n.º 14, de 2 de janeiro de 2024, estabelece um volume de até 50.000 toneladas de compra de milho a granel ou ensacado para atender ao ProVB. A portaria também autoriza um limite de até R$105 milhões para equalização de preços na venda do milho no âmbito do programa. Para obter mais detalhes, clique aqui.

O Programa de Venda em Balcão facilita o acesso de pequenos produtores aos estoques públicos de milho em grãos, com venda direta nos armazéns da Companhia, para uso na ração animal, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local.

Fonte: Conab