Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ESG

Empresa sustentável: Pluma Agroavícola recebe Selo ESG do Sistema Fiep

Empresa sustentável: Pluma Agroavícola recebe Selo ESG do Sistema Fiep

A Pluma Agroavícola recebeu o Selo ESG, concedido pelo Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O ESG – cuja sigla significa Environmental, Social and Governance e, traduzido para o português, Ambiental, Social e Governança – reúne o três pilares desse movimento, que consiste em um conjunto de padrões e boas práticas para preservar o meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável, e manter os melhores processos de administração. Uma equipe foi selecionada para participar da mentoria realizada pela Fiep e cumprir os requisitos estabelecidos pelo sistema para receber o selo. 

Durante a mentoria, na questão ambiental, foram avaliados os níveis de poluição, a eficiência energética e a preservação da biodiversidade. Na parte da governança a responsabilidade fiscal, ética e combate à corrupção, independência do conselho administrativo e compliance em compras. Já na parte social foram analisadas as políticas e relações de trabalho, defesa dos direitos humanos, capacidade de inovação, segurança de dados e diversidade de fornecedores.  

“A sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental são cada vez mais essenciais para as empresas. Por isso, compreender e aplicar os princípios do ESG tornou-se uma necessidade para nós. O projeto foi uma experiência única, que nos proporcionou um aprendizado significativo e de muito crescimento”, explica a coordenadora de Relações Trabalhistas, Adriana Bussanello. 

Para a avicultura brasileira, que desempenha um papel fundamental na segurança alimentar global e na economia nacional, a adoção de práticas alinhadas com os princípios do ESG não é apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia inteligente de negócios. Ao considerar o impacto ambiental de suas operações, o bem-estar das comunidades locais e a transparência em suas práticas de governança, a Pluma Agroavícola pode não só reduzir riscos, mas também identificar oportunidades de inovação e crescimento sustentável.

Participaram da mentoria, que foi realizada em 2023, Luciano Santin, que é Gerente de Recursos Humanos; Adriana Bussanello, que ocupa o cargo de Coordenadora de Relações Trabalhistas; Cassia Zaparolli, que está na coordenação de qualidade; e Claudimir Simonetti, que atua como Supervisor de Almoxarifado.