
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas vermelhos, classificados como de “grande perigo”, para acumulados expressivos de chuva em áreas de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os avisos são válidos até as 23h59 desta quarta-feira (21/1) e indicam a possibilidade de volumes superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm ao dia, elevando significativamente o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Um dos alertas abrange regiões como a Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Metropolitana de Belo Horizonte, além de áreas do Espírito Santo, incluindo as regiões Central, Norte, Sul, Noroeste e Litoral Norte do estado. No Rio de Janeiro, o aviso contempla o Noroeste e o Norte Fluminense.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o cenário em Minas Gerais é considerado de alto risco à população devido à persistência de chuvas excessivas a extremas neste final de janeiro. Segundo a empresa, a maioria das regiões do estado deve ser afetada, com maior concentração de risco nas áreas do Centro, Norte e Leste, conforme indicam os modelos numéricos de previsão.
Outro alerta vermelho do Inmet, também válido até o fim desta quarta-feira, cobre as regiões Sul Goiano, Centro Goiano e Noroeste Goiano, onde são esperados acumulados significativos de chuva nas próximas horas.
Além desses estados, o Inmet aponta previsão de chuvas intensas em áreas do Acre, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia.
Segundo a Climatempo, a instabilidade atmosférica nesta quarta-feira está associada à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que mantém o tempo instável em grande parte do país. A exceção é a região Sul, onde a previsão indica chuvas isoladas e de fraca intensidade ao longo do dia. No norte do Paraná, a umidade relativa do ar entra em estado de atenção, com possibilidade de ficar abaixo dos 30%.











