
Após dias marcados por temperaturas superiores a 40 °C e instabilidades típicas do verão, o Sudeste do Brasil deve entrar em um período de alívio térmico com a chegada de uma frente fria nos próximos dias. A mudança no padrão atmosférico começa a se desenhar no fim de semana, com previsão de chuvas intensas, e se consolida a partir de segunda-feira (19), quando a queda das temperaturas será mais perceptível.
De acordo com a MetSul Meteorologia, uma área de alta pressão avança do Pacífico em direção à Argentina e deve se posicionar, no início da próxima semana, na região da província de Buenos Aires. Esse sistema acompanha a incursão de uma massa de ar frio sobre o Cone Sul da América do Sul, que ingressa no Brasil ainda no domingo (18), pelo Rio Grande do Sul, avançando pelo Leste da Região Sul na segunda-feira.
A MetSul classifica esse episódio como a segunda incursão de ar frio de maior intensidade registrada no território brasileiro em 2026. Embora o sistema não tenha a mesma força do evento anterior, a expectativa é de queda significativa das temperaturas, sobretudo durante a madrugada. No Sul do país, os termômetros podem marcar entre 10 °C e 12 °C em áreas do Sul gaúcho, enquanto nos Campos de Cima da Serra as mínimas podem variar entre 5 °C e 7 °C. Em Santa Catarina, há possibilidade de geadas isoladas no Planalto Sul, e no Paraná, Curitiba deve registrar madrugadas entre 11 °C e 12 °C.
No Sudeste, a influência do ar frio começa a ser sentida entre segunda-feira (19) e terça-feira (20), inicialmente em São Paulo. Segundo a meteorologista Flávia Rosso, o fim de semana será marcado por instabilidades. No sábado (17), áreas de instabilidade ganham força no leste paulista ao longo da tarde, provocando pancadas de chuva localmente intensas e tempestades em grande parte do estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no Sul e no Centro de Minas Gerais, além do Sul do Rio de Janeiro.
No domingo (18), o cenário se repete, com instabilidades concentradas no leste de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Sul fluminense, evoluindo para chuvas mais abrangentes ao longo da tarde em praticamente toda a região.
A virada no padrão climático ocorre na segunda-feira (19), com o fortalecimento da frente fria costeira. As chuvas tendem a ser mais intensas e generalizadas, atingindo todos os estados do Sudeste, incluindo o Espírito Santo, com risco de tempestades localizadas. Com o avanço do sistema frontal, o calor intenso perde força, e as temperaturas máximas devem ficar entre 20 °C e 30 °C na maior parte da região.
No Rio de Janeiro, a mudança será mais sentida a partir de terça-feira, com temperaturas diurnas abaixo da média e madrugadas mais amenas. Minas Gerais e o Espírito Santo também devem registrar queda térmica, especialmente em áreas de maior altitude, como a Serra da Mantiqueira e o Sul mineiro.










