
A quinta-feira (9/7) continua com chuvas fortes na Região Norte do Brasil. A precipitação frequente nesta época do ano é impulsionada pelo calor e umidade da Floresta Amazônica, além da movimentação de nuvens vindas do Oceano Atlântico.
De acordo com o último boletim divulgado pelo governo do Amazonas, quase 535 mil pessoas foram atingidas pelas cheias em todo o estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas nos próximos dias, com alerta amarelo de perigo potencial de alagamento nas regiões norte e centro amazonense e em toda Roraima. Para os próximos dias, os acumulados de precipitação serão superiores a 100 mm.
Sobre o litoral nordestino, também há presença de umidade transportada do Atlântico, que foi intensificada nos últimos dias pela presença de uma frente fria.
No Centro-Sul, a previsão é de apenas chuva fraca e isolada no litoral do Paraná, litoral sul de São Paulo e no Espírito Santo, que pode ter acumulados maiores, originários das chuvas que vêm do Nordeste.
Por outro lado, a umidade do ar cairá no período da tarde para valores inferiores aos 30% nos três estados do Centro-Oeste, metade oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, interior do Nordeste, e no Tocantins, Rondônia, centro-sul do Pará e sudeste do Amazonas.
Além disso, o dia amanhecerá frio na Região Sul, assim como em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, mas com temperaturas mais quentes durante a tarde. Segundo o Inmet, as primeiras horas da manhã podem registrar geada na campanha gaúcha e na serra catarinense.










