
Inmet emite alertas laranja e amarelo, enquanto São Paulo enfrenta um dos fevereiros mais quentes dos últimos 82 anos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas fortes e tempestades para pelo menos 20 estados brasileiros até esta quinta-feira (27/2). As áreas de maior risco, com alerta laranja, incluem Acre, Amazonas, norte e leste de Rondônia e quase todo o Mato Grosso, com previsão de chuva de até 100 milímetros em 24 horas.
Alerta amarelo, de perigo potencial, foi emitido para a faixa norte do Amazonas, sul de Roraima, faixa litorânea do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, norte e oeste do Piauí, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Tocantins e partes de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nestas áreas, a previsão é de chuva de até 50 milímetros em um dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.
São Paulo enfrenta calor intenso e chuvas isoladas
Em São Paulo, a chuva mais intensa deve se concentrar na faixa oeste, na divisa com Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, a previsão é de tempo quente e seco, com temperaturas entre 32°C e 34°C durante o Carnaval, devido a uma nova onda de calor que atinge o Brasil.
Segundo a Climatempo, este mês de fevereiro já é um dos mais quentes dos últimos 82 anos na cidade de São Paulo, com média das temperaturas máximas de 31,7°C até o dia 25, 2,7°C acima da média histórica.
Apesar do calor, a Climatempo prevê pancadas de chuva isoladas na Grande São Paulo, atingindo apenas alguns municípios e bairros da capital. Não há previsão de chuva generalizada nem de frentes frias até o final do Carnaval.
Recomendações:
- Acompanhe os alertas do Inmet e da Defesa Civil.
- Em áreas com risco de chuvas fortes, evite deslocamentos desnecessários.
- Redobre a atenção em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos.
- Mantenha-se hidratado e evite exposição prolongada ao sol.










