Sanidade

Senadores pressionam EUA e pedem que USDA inclua perus e gado leiteiro na estratégia contra a Influenza Aviária

Senadores pressionam EUA e pedem que USDA inclua perus e gado leiteiro na estratégia contra a Influenza Aviária

Membros do Comitê de Agricultura, Nutrição e Silvicultura do Senado estão pressionando a Secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, para ampliar a estratégia do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para o gerenciamento da Influenza Aviária ou gripe aviária, incluindo medidas para perus e rebanhos leiteiros.

Em uma carta a Rollins datada de 9 de abril , os senadores Amy Klobuchar (D-Minnesota), Chuck Grassley (R-Iowa), Mike Rounds (R-Dakota do Sul) e Elissa Slotkin (D-Michigan) disseram que apreciavam o comprometimento do USDA em priorizar o combate à gripe aviária.

“Também apreciamos seus esforços para lidar com perus e vacas leiteiras em resposta ao surto. Incentivamos vocês a garantir que a implementação da estratégia de 26 de fevereiro de 2025 aborde perus, vacas leiteiras e animais selvagens”, dizia a carta. “Embora o plano incluísse prioridades compartilhadas para continuar o combate a esta doença – incluindo a expansão do auxílio aos agricultores que lidam com surtos em seus rebanhos e o investimento em pesquisa –, incentivamos que o plano inclua perus e vacas leiteiras. Como a gripe aviária afetou uma ampla gama de animais, acreditamos que quaisquer medidas de biossegurança e vacinação, incluindo discussões com parceiros comerciais estrangeiros, oferecidas pelo departamento, devem estar disponíveis a todos os produtores de gado que lidam com a gripe aviária, incluindo produtores de perus e laticínios.”

Os senadores solicitaram uma atualização sobre o plano para garantir que produtores de perus, laticínios e outras espécies de gado e animais selvagens impactados sejam cobertos pelo plano. Solicitaram também que o USDA desenvolva uma estratégia e um cronograma para trabalhar com parceiros comerciais estrangeiros a fim de garantir que a potencial vacinação contra a gripe aviária em aves e gado não interrompa o comércio, e que o USDA forneça informações ao Congresso sobre o cronograma previsto para a aprovação condicional de uma vacina contra a gripe aviária para gado leiteiro. 

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre a Influenza Aviária no Brasil e no mundo!

Relatório: Trabalhadores de resposta à Influenza Aviária do USDA deixarão o cargo

Separadamente, a Reuters informou em 9 de abril que três dos 13 funcionários da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Animal do USDA, que coordena uma rede de 60 laboratórios que testam amostras de animais para doenças, incluindo gripe aviária, deixarão o departamento em 30 de abril.

Segundo a reportagem, em 1º de abril, os funcionários tiveram uma semana para decidir se aceitariam incentivos financeiros para pedir demissão, como parte dos esforços da Casa Branca para cortar a força de trabalho federal. Três funcionários aceitaram a oferta.

A Reuters informou que esses três funcionários trabalharam para “manter a consistência nos testes de gripe aviária, gerenciar o financiamento da rede de laboratórios e fornecer suporte administrativo”.

Outros quatro funcionários da NAHLN são trabalhadores em estágio probatório reintegrados que foram demitidos nas demissões em massa da agência em fevereiro, mas foram trazidos de volta logo depois, disse a Reuters.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre a Influenza Aviária no Brasil e no mundo!

Fonte: Feed Strategy