
A França confirmou um surto de gripe aviária altamente patogênica em uma fazenda no norte do país, em um momento em que a Europa enfrenta um aumento sazonal da doença. O vírus foi detectado em uma fazenda de criação de faisões e perdizes na vila de Pihen-Les-Guines, próxima à cidade portuária de Calais, conforme comunicado da prefeitura local.
Como medida de contenção, todo o rebanho da fazenda será abatido, e as aves em um raio de 10 km da propriedade afetada serão mantidas em ambientes fechados.
A disseminação global da gripe aviária nos últimos anos tem causado interrupções na produção avícola e aumentado a preocupação com o risco de transmissão humana.
A França está atualmente iniciando sua terceira campanha anual de vacinação contra a gripe aviária, que abrange patos de criação. O governo tem atribuído a essa política a contenção da doença. O Ministério da Agricultura francês não comentou imediatamente se o surto alterará o nível de alerta do país ou seu status de país livre da gripe aviária, o que tem impacto direto no comércio internacional.











