
O maior produtor de ovos dos EUA, Cal-Maine Foods, está cooperando com uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA sobre os altos preços dos ovos e se os produtores conspiraram para aumentá-los, disse a empresa na terça-feira (08).
O Departamento de Justiça enviou à Cal-Maine uma demanda investigativa civil no mês passado, disse a empresa sediada em Ridgeland, Mississippi, em um documento regulatório, acrescentando que o escopo, a duração e o resultado final da investigação não puderam ser previstos na época.
Abigail Slater, chefe da divisão antitruste do Departamento de Justiça, disse que a divisão priorizará a aplicação de medidas contra condutas anticompetitivas nos mercados de consumo dos EUA.
Os preços dos ovos caíram nas últimas semanas em relação às máximas históricas , embora seu custo no atacado ainda esteja 60% acima do mesmo período do ano passado, em US$ 3 a dúzia, de acordo com dados do USDA.
A demanda mais fraca e uma pausa em novos casos de gripe aviária ajudaram a esfriar os preços, disseram analistas.
Especialistas do setor disseram na sexta-feira que as tarifas cobradas pelo governo Trump podem aumentar o preço dos ovos importados.
Fonte: Reuters