
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos iniciou uma investigação para apurar as causas do significativo aumento nos preços dos ovos no país. A investigação busca determinar se houve práticas ilegais, como conluio entre grandes produtores para inflacionar os preços ou restringir a oferta do produto.
O preço dos ovos nos EUA dobrou no último ano, e a escassez do produto tem sido frequente nos supermercados. Varejistas apontam os ovos como um dos principais fatores que impulsionaram a inflação dos alimentos nos últimos meses.
A investigação do Departamento de Justiça está em fase inicial, e ainda não há confirmação se resultará em ações formais. Também não foi divulgado se a investigação é conduzida por autoridades civis ou criminais. Uma porta-voz do Departamento de Justiça se recusou a comentar o assunto.
A indústria de ovos, varejistas e analistas atribuem o aumento dos preços ao pior surto de gripe aviária da história dos EUA. Segundo o Departamento de Agricultura (USDA), o surto causou a morte de mais de 150 milhões de aves, incluindo frangos, perus e galinhas poedeiras, desde 2022.
A United Egg Producers, associação comercial do setor, afirma que os produtores de ovos estão “fazendo o possível para combater esse surto mortal de gripe aviária”.
A investigação ocorre em um momento em que o governo dos EUA busca combater a inflação, que tem sido uma preocupação crescente para os consumidores.
Fonte: Dow Jones Newswires











