
Uma operação de fiscalização da 2ª Companhia Ambiental da Polícia Militar de Mato Grosso resultou, na última sexta-feira (26), na apreensão de quase meia tonelada de pescado irregular na zona rural de Poxoréu.
A ação integra a Operação Piracema, período restritivo de reprodução dos peixes onde a pesca é proibida para garantir o repovoamento dos rios. Os agentes interceptaram uma caminhonete Chevrolet S10 carregada com 412 quilos de espécies nobres, como Pintado e Cachara.
A abordagem ocorreu na região de Barra do Paraíso. Ao perceberem o cerco policial, o motorista e três ocupantes abandonaram o veículo e fugiram a pé para uma área de mata fechada, não sendo localizados até o momento.
No entanto, a pressa na fuga deixou rastros: os policiais encontraram no interior da caminhonete documentos pessoais de um homem de 37 anos, apontado como o suposto condutor, o que facilitará a investigação policial e a aplicação das multas ambientais.
Além do prejuízo aos infratores com a apreensão do veículo e dos apetrechos de pesca proibidos, a ocorrência teve um desfecho social positivo. Após inspeção sanitária confirmar que os peixes estavam aptos para consumo, toda a carga foi doada para a Comunidade Terapêutica Divina Providência, instituição que atende pessoas em vulnerabilidade na região. O caso foi registrado na delegacia local para as devidas providências criminais.
Referência: Rádio Itatiaia












