
O Sistema CNA/Senar terá uma participação proeminente na COP 30, em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro, com o objetivo de demonstrar a produção sustentável da agropecuária brasileira e o papel do setor nas soluções climáticas e na segurança alimentar e energética. A entidade promoverá dias temáticos, levará porta-vozes, exemplos de tecnologias aplicadas no campo, conteúdos e debates, em uma extensa programação.
As ações do Sistema CNA/Senar ocorrerão em dois espaços estratégicos: a AgriZone e a BlueZone.
AgriZone:
O Pavilhão AgroBrasil será montado em um amplo espaço na Embrapa Amazônia Oriental. A programação contará com dias temáticos focados em cadeias produtivas importantes, como grãos, café, frutas e cacau, pecuária de corte, aves, suínos e pescados, além de temas transversais como práticas sustentáveis, segurança alimentar, agroenergia e comunicação. A infraestrutura digital do Pavilhão foi projetada para atender o público da COP com informações sobre o agro sustentável do Brasil. A Carreta Agro pelo Brasil, veículo do Sistema CNA/Senar, também estará presente.
BlueZone:
O Sistema CNA/Senar terá um estande na BlueZone, o espaço dedicado a países, observadores e negociações climáticas. De 10 a 20 de novembro, o estande terá dias temáticos sobre adaptação, transição justa, mitigação, mercado de carbono (Artigo 6 do Acordo de Paris), energias renováveis e balanço global das ações climáticas (Global Stock Take).
O Dia do Agro será realizado em 19 de novembro, com painéis para discutir a importância da agricultura para as soluções do clima, abordando temas como “Produtores Rurais como agentes da ação climática” e “O futuro do Agro no Acordo de Paris”.
Posicionamento Institucional:
A CNA levará para Belém o documento “Agropecuária Brasileira na COP 30”, que contém o posicionamento do setor agropecuário. As propostas e contribuições dos produtores rurais brasileiros servirão como subsídio para os negociadores brasileiros, autoridades e debates durante a COP 30.











