Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista

Anuário SI: a edição mais aguardada do ano está aqui!

Anuário SI: a edição mais aguardada do ano está aqui!

Confira os estudos de mercado, projeções e o desempenho da suinocultura brasileira em 2023 e as expectativas do setor para 2024.

Balanço Geral

Mais uma edição do Anuário da Suinocultura Industrial chega às suas mãos, fechando um ano de muitos desafios, mas também de bons resultados. Nesta edição, trazemos uma entrevista exclusiva com Neivor Canton, presidente da Aurora Coop. Uma chance para você se conectar e saber com mais profundidade sobre esta cooperativa pela voz do seu presidente, que discute sobre o presente e o futuro do setor.

Também nesta edição, como tradicionalmente fazemos, trazemos um balanço do setor suinícola que, de acordo com nossas fontes, atingiu um abate recorde no terceiro trimestre de 2023, chegando a 14,62 milhões de cabeças. Mesmo com uma queda no trimestre anterior, o setor mostra resiliência e crescimento contínuo.

Nas exportações de carne suína, a queda em outubro devido à menor demanda da China, foi sentida pelos suinocultores, mas o acumulado anual sugere um possível recorde. Mudanças nas políticas comerciais, como a habilitação de plantas para o México, abriram novos destinos asiáticos.

Internamente, tivemos custos de produção diminuídos no segundo semestre, mas a competitividade da carne suína foi desafiada pela queda no preço da carne bovina, impactando os produtores.

Olhando para frente, as perspectivas para 2024 são animadoras, com projeções de crescimento na produção de 3% a 4% e nas exportações de 5% a 7%. 

Desejamos a todos os envolvidos na suinocultura, um 2024 próspero, construído na resiliência de 2023 e na adaptação às mudanças do mercado global. Estejamos juntos nesse caminho de crescimento.

Andréa Gessulli – Editora Suinocultura Industrial

Leia na SI:

Embrapa – Especialistas da Embrapa – Suínos e Aves analisam os números de produção e exportação de carne suína do Brasil e avaliam o contexto econômico brasileiro.

Exportação – Projeções para as exportações de carne suína, de acordo com os dados apresentados pela ABPA.

Registro Genealógico – ABCS traz um levantamento das certificações emitidas, as raças em destaque e a importância do controle genético no país.