Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 69,97 / kg
Soja - Indicador PRR$ 135,21 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 141,26 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,73 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,82 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,31 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,28 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,35 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 136,02 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 139,39 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 149,66 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 151,76 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 129,01 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 144,68 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,11 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,15 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.183,61 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.044,38 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 144,51 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 136,58 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 125,69 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 155,03 / cx

Internacional

Selo britânico RSPCA Assured lança meta de 50% de cobertura até 2050

Atingindo 50% de cobertura até 2050, o RSPCA Assured busca mudar a produção de proteína animal no Reino Unido. Confira detalhes

Selo britânico RSPCA Assured lança meta de 50% de cobertura até 2050

O principal selo de certificação de bem-estar animal do Reino Unido, o RSPCA Assured, anunciou uma nova e ambiciosa meta estratégica para transformar a produção de proteína animal no país. A organização, que atualmente cobre 26% dos animais de criação britânicos, pretende quase dobrar sua participação, estabelecendo um roteiro para alcançar 36% de cobertura até 2030 e atingir a marca de 50% de todos os animais de produção até 2050.

Lançado em 1994, o programa já demonstra uma influência considerável no mercado. No último ano, mais de 64 milhões de animais (incluindo 34 milhões de animais terrestres e 30 milhões de salmões) foram criados sob seus padrões. A certificação está presente em mais de 1.800 produtos vendidos nas principais redes de varejo, como Aldi, Lidl, Marks and Spencer, Sainsbury’s e Tesco, além de ser adotada por grandes cadeias de restaurantes, incluindo McDonald’s e Wagamama.

Toby Baker, diretor executivo da RSPCA Assured, afirmou que o novo relatório de impacto e a meta de longo prazo são uma declaração de intenções. “Queremos que o bem-estar animal seja a norma, não a exceção. Juntamente com agricultores, empresas e consumidores, podemos tornar essa visão uma realidade”, disse. A organização, que conta com mais de 4.000 membros (incluindo produtores, transportadores e processadores), relatou um aumento de 14% nas visitas de auditoria entre junho de 2024 e junho de 2025, totalizando 3.642 inspeções.

Padrões Rigorosos para o Setor Avícola

O relatório da RSPCA Assured revela que, embora o apoio seja forte no setor de ovos e perus, a adesão na avicultura de corte ainda é baixa. Os padrões da entidade para o setor avícola estão entre os mais rigorosos da Europa e exigem mudanças estruturais significativas por parte dos produtores:

  • Galinhas Poedeiras (800 padrões): A norma exige a proibição total de qualquer sistema de gaiolas. As aves devem ser criadas em galpões espaçosos com ninhos e poleiros, ou em sistemas free-range (com acesso ao ar livre).
  • Frangos de Corte (830 padrões): É obrigatório o uso de raças de crescimento mais lento, ajudando a reduzir problemas de saúde. As aves devem viver em galpões com luz natural e, em alguns casos, ter acesso ao exterior.
  • Perus (700 padrões): Devem ser criados em sistemas orgânicos, ao ar livre, ou em galpões espaçosos que permitam comportamentos naturais, como bater as asas.

A meta ambiciosa é apoiada pela demanda do consumidor. Uma pesquisa recente encomendada pela entidade revelou que 62% dos consumidores britânicos afirmaram que gastariam mais em produtos com selos de alto bem-estar (como orgânicos ou RSPCA Assured) em vez de optar por alternativas mais baratas. Steve Mclean, chefe de abastecimento do Marks and Spencer, reforçou que o selo “dá aos clientes a confiança” de que os produtos atendem a padrões independentes e rigorosos.

Referência: Poultry World