
Após três meses seguidos de retração, os preços médios dos ovos voltaram a subir em agosto, segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP). A recuperação interrompeu o movimento de queda iniciado em maio e trouxe fôlego ao setor.
Pesquisadores do Cepea explicam que, embora as cotações tenham enfraquecido na segunda quinzena, com menor volume de vendas e maior concessão de descontos por parte dos vendedores, os reajustes positivos registrados na primeira metade do mês foram suficientes para sustentar as médias mensais.
Em Bastos (SP), principal polo produtor do país, a caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra foi negociada a R$ 151,81 em agosto, valor 1,7% acima do registrado em julho. Já para o produto posto (CIF) na Grande São Paulo, a valorização foi ainda mais expressiva: 2,1%, com a caixa comercializada a R$ 158,96 no último mês.
Segundo o Cepea, a reversão da tendência negativa reflete a combinação de ajustes de mercado e da demanda mais firme no início do período, fatores que devem ser acompanhados de perto pelo setor nos próximos meses.













