
Nesta quarta-feira, 16 de julho, o Brasil apresenta um quadro climático variado. Partes do Norte e Nordeste terão condições para pancadas de chuva, enquanto no Rio Grande do Sul, uma nova frente fria trará precipitações fortes, raios e ventos. No restante do país, o tempo seco predomina.
Região Sul
O avanço de uma nova frente fria favorece o retorno das instabilidades sobre o Rio Grande do Sul. Logo cedo, haverá condições para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, seguidas por raios e ventos. Santa Catarina e Paraná seguem com predomínio de tempo estável. Entre o norte e noroeste paranaenses, há alerta para baixa umidade do ar à tarde.
Região Sudeste
Todos os estados do Sudeste terão tempo estável nesta quarta-feira. Em São Paulo, leste e litoral, as temperaturas permanecem mais amenas, com céu parcialmente encoberto. No interior paulista, esquenta mais e a umidade relativa do ar segue baixa. Em Minas Gerais, predomínio de sol e temperaturas amenas entre a capital e a faixa leste. Rio de Janeiro e Espírito Santo, sob influência dos ventos marítimos, não terão temperaturas muito elevadas.
Região Centro-Oeste
A exemplo do Sudeste, o tempo continua estável em todos os estados do Centro-Oeste. O destaque é para o calor mais intenso entre o norte de Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso. À tarde, a umidade relativa do ar sofre queda acentuada e entra em limiares de atenção.
Região Nordeste
A entrada de umidade marítima estimula a formação de nuvens carregadas sobre boa parte da costa leste, mas as pancadas de chuva acontecem de forma irregular durante o dia. No litoral do Maranhão, as precipitações podem cair com moderada intensidade. Sertão e agreste seguem com tempo firme, calor e baixa umidade do ar.
Região Norte
A aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) espalha as instabilidades no Amapá. Roraima e a metade norte do Amazonas seguem com tempo instável e condições para pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. Chove também no norte e litoral do Pará. As demais regiões terão tempo firme, com destaque para a continuidade do calor.










