
Nesta terça-feira, 8 de julho, o Brasil terá um dia de contrastes climáticos, com a chegada de uma nova frente fria ao Sul, temperaturas amenas no Sudeste, e chuvas e tempo seco variando entre as demais regiões.
Região Sul
Uma nova frente fria avançará pela costa do Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva de moderada intensidade na metade sul do estado. As temperaturas permanecerão mais baixas em todo o Rio Grande do Sul devido à presença de uma massa de ar frio. Já em Santa Catarina e no Paraná, o predomínio será de tempo firme e temperaturas em elevação, especialmente durante a tarde.
Região Sudeste
O sol volta a aparecer em boa parte dos estados da Região Sudeste. Apenas no litoral do Espírito Santo, a infiltração marítima ainda favorece chuva isolada. No entanto, o dia começará com temperaturas baixas, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, com os termômetros subindo um pouco mais durante a tarde.
Região Centro-Oeste
O dia será marcado por tempo firme e predomínio de sol nos três estados do Centro-Oeste. As temperaturas começarão a se elevar um pouco mais na região, mas o dia ainda pode começar mais frio no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. À tarde, a umidade relativa do ar tende a ficar em atenção, especialmente entre Goiás e Mato Grosso, além de áreas do norte do território sul-mato-grossense.
Região Nordeste
O transporte de umidade do oceano em direção ao continente deixará o tempo nublado e com chuva a qualquer momento entre o litoral norte da Bahia e Sergipe, onde não se descarta chuva forte em alguns períodos do dia. Pancadas moderadas também são previstas para o norte do Maranhão, enquanto o interior da Região terá predomínio de sol e temperaturas elevadas. A umidade do ar ficará em atenção no oeste da Bahia e na metade sul do Piauí e do Maranhão.
Região Norte
Pancadas de chuva a qualquer hora do dia são esperadas sobre a metade norte da Região, com risco para temporais localizados no norte do Amazonas e em Roraima. No norte do Pará e no Amapá, as precipitações ocorrerão entre moderada e forte intensidade. Por outro lado, o tempo firme predominará no Acre, em Rondônia, no sul paraense e no Tocantins. Atenção para a baixa umidade do ar no estado do Tocantins e no sul do Pará.










