
Uma frente fria se forma e intensifica as instabilidades no Sul do Brasil, trazendo temporais para o Rio Grande do Sul e, em seguida, para Santa Catarina. Enquanto isso, o Centro-Oeste enfrenta um período de seca e calor, e o Nordeste e o Norte registram chuvas em áreas específicas.
Região Sul
A formação de uma frente fria e a intensificação dos ventos vindos do Norte devem reforçar as instabilidades no Rio Grande do Sul. A chuva começa forte ainda na madrugada, com risco de pancadas intensas e temporais localizados, acompanhados por raios, ventos e eventual queda de granizo. Ao longo da tarde e noite, as instabilidades avançam sobre Santa Catarina, que também entra na rota da chuva forte. No Paraná, o predomínio continua sendo de tempo aberto ao longo de todo o dia.
Região Sudeste
A circulação de umidade vinda do oceano aumenta a chuva no litoral do Espírito Santo. Nos demais estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), o predomínio é de tempo firme. Em boa parte do interior paulista e mineiro, a umidade relativa do ar continua apresentando queda acentuada à tarde, aumentando os riscos para incêndios florestais.
Região Centro-Oeste
O tempo firme segue em toda a região Centro-Oeste. Ao longo do dia, não chove, e o destaque continua sendo o calor e o ar seco, que ganha força principalmente na parte da tarde. A umidade relativa do ar fica em níveis de alerta entre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, potencializando problemas como queimadas e baixa qualidade do ar.
Região Nordeste
As áreas sob a rota dos temporais sobem um pouco na costa leste, concentrando-se entre o litoral de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, com alerta de chuva forte já no início do dia. As pancadas de chuva ainda caem com moderada a forte intensidade no litoral da Bahia. Pode chover ao longo do dia no litoral do Ceará e do Maranhão. O sertão e o agreste nordestino ainda apresentam predomínio de tempo seco.
Região Norte
Alerta para temporais em Roraima (incluindo a capital Boa Vista) e também no norte do Amazonas. O Amapá terá chuva expressiva concentrada sobre o litoral. Tocantins, Acre e Rondônia terão tempo mais aberto e predomínio de sol. No Pará, chove apenas nas áreas do extremo norte.











