Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Veterinária consegue bons resultados com a aplicação da homeopatia em suínos

Já nos primeiros meses da implantação da técnica, os leitões apresentaram melhora no ganho de peso, redução no índice de diarréias a quase zero e diminuição dos dias não produtivos.

Redação SI 07/03/2002 – Embora a aplicação da homeopatia na Granja Querência, instalada no município de Salto (SP), ainda esteja em fase de pesquisa, a técnica tem tudo para se tornar a estratégia principal para controlar a sanidade do plantel e produzir suínos 100% naturais. A veterinária Erlete Vuaden, que cuida do rebanho formado por mil matrizes suínas, explica que a homeopatia chegou para abolir da granja o uso dos antibióticos e promotores de crescimento produtos hoje proibidos na União Européia e mau vistos pelos consumidores brasileiros. A preferência do consumidor moderno fica por conta dos alimentos produzidos de forma saudável, sem agrotóxicos, e das carnes produzidas sem resíduos e sem estresse aos animais. Dessa forma, Erlete apresentou a idéia da implantação da homeopatia ao proprietário da Granja Querência, no início de 2001, e teve o sinal verde para começar o seu trabalho.

Quase um ano depois de iniciar o tratamento homeopático aos suínos, de forma pioneira no Brasil, a veterinária pôde notar que o ganho de peso dos animais aumentou significativamente. O índice de diarréia em leitões caiu para quase zero e o número de dias não produtivos também apresentou queda representativa. “Nós abolimos a alopatia da granja e iniciamos o tratamento homeopático aos animais por meio da administração de gotinhas e os resultados estão sendo melhores que os esperados”, diz. Apenas a programação de vacinas, obrigatória pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi mantida na granja.

A experiência da Granja Querência com a utilização da homeopatia é um dos temas do 1 Seminário Internacional sobre Produção, Mercado e Qualidade da Carne de Suínos, a ser realizado nos dias 8 e 9 de maio, em Florianópolis (SC), junto à exposição da AveSui Feira Latino-Americana de Aves e Suínos, organizados pela Gessulli Agribusiness. Durante a palestra, a veterinária Erlete Vuaden vai explicar como conseguiu adaptar a homeopatia humana para aplicação em suínos e como ajudou a granja a reduzir os seus gastos, com medicamentos convencionais, em quase 70%.

Como funciona?
– A homeopatia baseia-se na lei da semelhança. Utiliza-se o mesmo componente que desencadeia a doença para curá-la. O medicamento homeopático provoca um estímulo na energia vital do indivíduo, ou seja, é o próprio organismo que se cura. Por isso, existem pacientes incuráveis e não doenças incuráveis. De acordo com a filosofia de Samuel Hahnemann, médico alemão que criou a homeopatia 1797, o seu mecanismo de ação é do tipo “chave-fechadura”, isto é, só o medicamento correto poderá promover a verdadeira cura. Assim como na medicina convencional, um produto homeopático mal escolhido, além de trazer efeitos colaterais, poderá inibir a energia do paciente ou mesmo anulá-la, fortalecendo a doença ou causando, numa situação extrema, até a morte. “Portanto, o remédio deve ser semelhante ao paciente no seu comprimento de onda vibracional, nos seus sintomas mentais, gerais e físicos”, explica a veterinária Erlete Vuaden.

A aplicação dos produtos homeopáticos pode ser feita de duas formas: glóbulos (as conhecidas bolinhas) e em gotas. Na suinocultura é melhor utilizar a aplicação via gotinhas. A veterinária explica que as gotas são mais fáceis de administrar aos suínos. “Basta abrir a boca do animal e aplicar a quantidade necessária”. Geralmente os leitões recebem três gotinhas do tratamento em intervalos de tempo determinados pela veterinária (que podem ser de duas em duas horas em casos de tratamento intensivo) e fêmeas reprodutivas e animais adultos recebem cinco gotas a cada aplicação. O tratamento homeopático também pode ser aplicado via ração. As gotas são pingadas em açúcar cristal adicionado à ração dos suínos.

AveSui Feira Latino-Americana de Aves e Suínos
Feira de negócios da avicultura e da suinocultura, envolvendo toda a sua cadeia produtiva. A exposição será realizada no CentroSul, em Florianópolis (SP), entre os dias 8 e 10 de maio de 2002. Cento e quatro empresas já confirmaram a sua participação no evento, que estima receber a visitação de 15 mil pessoas ligadas aos setores avícola e suinícola. A organização da AveSui é da Gessulli Agribusiness, empresa com 93 anos de know how no agronegócio. Informações: (15) 262-3133 ou e-mail: [email protected]

1o. Seminário Internacional sobre Produção, Mercado e Qualidade da Carne de Suínos
Seminário voltado à cadeia produtiva da carne suína com programação nos dias 8 e 9 de maio de 2002. Será realizado no Auditório Arvoredo 2 do CentroSul, em Florianópolis (SC). Organizado pela Gessulli Agribusiness em parceria com a Embrapa Suínos e Aves. Informações e inscrições: (15) 262-3133 ou e-mail: [email protected]