
Um algoritmo recém-desenvolvido, fruto da colaboração entre o serviço de saúde animal Royal GD (Holanda) e uma empresa de dados, promete revolucionar a suinocultura ao prever com precisão o crescimento individual e o peso de abate dos suínos. Essa inovação representa um passo significativo em direção a um setor mais orientado por dados e voltado para o futuro.
O algoritmo utiliza dados históricos da empresa e o peso individual dos leitões ao nascer para prever tanto o crescimento individual dos animais quanto o crescimento coletivo de um rebanho. Isso proporciona a criadores de suínos e gerentes de cadeia acesso a dados avançados de crescimento.
Impacto na Gestão da Produção Suína
A ferramenta permite que os envolvidos tomem decisões mais bem informadas sobre nutrição, cuidados e manejo dos suínos. Integrado ao aplicativo, que fornece informações sobre o ciclo de vida de cada suíno, o algoritmo possibilita o planejamento do momento ideal para o transporte com base no peso previsto para o abate.
Jeroen Koks, destacou que o desenvolvimento do algoritmo de crescimento é um novo passo em direção a uma cadeia de valor mais previsível. Ele ressaltou as grandes diferenças nos padrões de crescimento que podem ser observadas em um rebanho e como o algoritmo fornecerá insights sobre animais de crescimento mais rápido e mais lento.
Buscando coletar ainda mais informações para um gerenciamento mais específico. A saúde é vista como a base para um bom crescimento e uma conversão alimentar precisa, resultando em maior rendimento e bem-estar para animais saudáveis. Koks mencionou o interesse em obter mais informações sobre como problemas de saúde em animais individuais podem levar a diferenças dentro de um rebanho.
Mapeamento Completo do Ciclo de Vida do Suíno
Foca no registro individual de suínos, desde o nascimento até o consumo. O aplicativo, destinado a criadores, pesquisadores e processadores de suínos, mapeia todo o ciclo de vida do animal, registrando dados como nascimento, genética, sexo, desmame, tipo de alimentação, além de informações sobre doenças, medicamentos, causas de morte e dados de abate.
Fonte: Pig Progress