
A suinocultura do Reino Unido registrou um aumento saudável nas margens líquidas médias durante o segundo trimestre de 2025, impulsionada pela queda nos custos da ração. O AHDB (Agriculture and Horticulture Development Board) informou em sua última atualização que os custos com ração no trimestre caíram 7 centavos, para 120 centavos/kg, representando cerca de 61% dos custos totais. Esse valor é significativamente menor que o pico de 175 centavos/kg atingido no segundo trimestre de 2022.
Os custos financeiros e os preços dos combustíveis também recuaram no segundo trimestre, embora esse benefício tenha sido compensado pelo aumento dos custos com mão de obra.
As estimativas do AHDB colocam o custo econômico total de produção para o segundo trimestre de 2025 em 197p/kg de peso morto, 6p abaixo do valor do primeiro trimestre. Paralelamente, os preços dos suínos, medidos pelo SPP (Standard Pig Price), aumentaram 2 centavos no trimestre, chegando a cerca de 206 centavos/kg.
Esse cenário resultou em margens de £8,10 por suíno para abate, ou 9 centavos/kg de peso morto, valor superior ao de apenas £1 por cabeça no primeiro trimestre de 2025 e em linha com o quarto trimestre de 2024. Este é o nono trimestre consecutivo de margens positivas, após um período de 10 trimestres de perdas consecutivas que custaram ao setor mais de £700 milhões. Desde o início de 2025, os custos de produção e a margem líquida são calculados usando o preço SPP, o que resulta em margens ligeiramente menores.
Com o SPP continuando a subir lentamente desde o início do terceiro trimestre e os custos da ração permanecendo relativamente baixos, a expectativa é que os criadores de suínos, em média, continuem lucrativos.
Referência: Pig World











