
O número de casos do vírus da Peste Suína Africana (PSA) em javalis aumentou de um para cinco no populoso estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália. As quatro carcaças adicionais foram encontradas perto da primeira carcaça de javali cuja infecção foi confirmada neste fim de semana.
A carcaça inicial, de um javali adulto jovem, foi localizada em uma floresta próxima a Kirchhundem, no distrito de Olpe, como parte do programa de monitoramento de javalis. As outras quatro carcaças foram descobertas nas imediações no domingo, 15 de junho. Testes e confirmação do laboratório de referência alemão Friedrich-Loeffler-Institut (FLI) confirmaram que esses quatro animais também morreram em decorrência do vírus da PSA.
A Renânia do Norte-Vestfália faz fronteira com a Holanda e a Bélgica, países onde surtos de PSA também causaram alarme local, embora o foco atual tenha sido detectado a 150 km de ambas as fronteiras.
Como medida de resposta ao primeiro surto, as autoridades estabeleceram uma “zona infectada” na noite de segunda-feira. Essa zona, com um raio de 15 km ao redor do local onde o animal infectado foi encontrado, próximo a Kirchhundem, abrange, além do distrito de Olpe, partes dos distritos de Hochsauerland e Siegen-Wittgenstein. No total, 10 grandes criadores de suínos estão localizados dentro dessa área e estão sujeitos a restrições.
Apesar do aumento no número de casos, o jornal agrícola alemão Top Agrar reportou que, além dessas cinco carcaças, nenhuma outra suspeita foi encontrada imediatamente após o fim de semana, mesmo com buscas intensivas utilizando drones e cães.
Referência: Pig Progress