
O primeiro caso de Peste Suína Africana (PSA) em javalis foi relatado no estado da Renânia do Norte-Vestfália (NRW), na região central da Alemanha. Mais infecções parecem prováveis, já que outras quatro carcaças suspeitas de javalis estão sendo investigadas.
Até este mês, o vírus não havia sido encontrado na Renânia do Norte-Vestfália. Isso não só representa um novo capítulo na luta contra a PSA, como também aproxima o vírus de áreas com alta densidade de suínos, como a Bélgica e os Países Baixos.
As autoridades estaduais relataram que o vírus surgiu em um javali morto no distrito de Olpe, perto da cidade de Kirchhundem, na sexta-feira, 13 de junho. Em linha reta, a região fica a cerca de 160 km da fronteira com a vizinha Holanda. Um caçador encontrou o animal morto em uma floresta. O Friedrich-Loeffler-Institut (FLI), laboratório de referência do país, confirmou a detecção um dia depois.
Instalação de uma zona de restrição
Como é comum nesses casos, as autoridades estabelecerão uma zona de restrição ao redor do local da infecção. As autoridades veterinárias dos distritos e cidades independentes afetadas pela zona de restrição estão atualmente organizando a busca, coleta de amostras, recuperação e descarte de caça morta em coordenação com o estado da Renânia do Norte-Vestfália.
Silke Gorißen, ministra da Agricultura e Proteção ao Consumidor da Renânia do Norte-Vestfália (RNV), afirmou: “O principal objetivo é evitar que o caso local de PSA se espalhe entre a população de javalis. As medidas necessárias para proteger contra a possível disseminação da PSA na região já estão em andamento, as quais foram iniciadas no momento em que o caso suspeito foi relatado. Apelo aos nossos suinocultores para que prestem especial atenção às medidas de biossegurança conhecidas para proteger as populações de suínos domésticos da PSA, especialmente agora. É claro que os suinocultores amadores também são incentivados a exercer a máxima cautela.”
Mais infecções por PSA na Alemanha
O vírus surgiu na região ao sul de Frankfurt am Main desde meados de 2024, tendo infectado mais de 2.000 javalis e 10 granjas de suínos. Além disso, o vírus surgiu brevemente no estado da Baixa Saxônia, quando foi encontrado em uma granja perto de Emsbüren em julho de 2022, com 1.830 porcos no local. Acabou sendo uma infecção única, sem maiores implicações. Na Alemanha Oriental, o vírus está presente nos estados fronteiriços com a Polônia desde 2020. A situação parece estar sob controle, embora o vírus ainda não tenha desaparecido completamente daquela região.
O caso atual está localizado cerca de 140 km ao norte de Frankfurt-am-Main.
Fonte: Pig Progress