
Um homem foi detido pelas autoridades na Malásia sob a acusação de tentar transportar ilegalmente suínos com suspeita de estarem infectados com Peste Suína Africana (PSA). A prisão ocorreu durante uma operação conjunta do Departamento de Serviços Veterinários de Selangor (DVS) e da Polícia Real da Malásia (PDRM) na noite de 10 de março, em Sepang, Selangor.
A Dra. Hassuzana Khalil, Diretora de Serviços Veterinários de Selangor, informou que o DVS Selangor intensificou os esforços para detectar e prevenir transferências não autorizadas de suínos, por meio de coleta de informações, inspeções rodoviárias e outras medidas de fiscalização.
Durante a operação, dois veículos com tração nas quatro rodas, que atuavam como “batedores”, tentaram impedir a abordagem do caminhão Mitsubishi Fuso que transportava os suínos. No entanto, com o apoio da polícia de Sepang, a equipe de fiscalização conseguiu interceptar o caminhão e os veículos de escolta nas proximidades de Jalan Besar, Sungai Pelek, Sepang.
Três homens locais, com idades entre 30 e 50 anos, foram detidos para investigação sob a Seção 186 do Código Penal, por obstrução de agentes da lei. As autoridades apreenderam um total de 17 suínos vivos, duas carcaças de porcos, um caminhão Mitsubishi Fuso e dois veículos com tração nas quatro rodas (Toyota Hilux e Isuzu D-Max), como parte da investigação sob a Seção 36 da Lei dos Animais de 1953.
O DVS Selangor apelou aos participantes da indústria pecuária para que cumpram as regulamentações, enfatizando a importância do controle dos surtos de PSA para evitar a propagação da doença.
Referências: Malaysia News Yahoo