Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 70,30 / kg
Soja - Indicador PRR$ 135,45 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 141,75 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,75 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,82 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,31 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,28 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,35 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 136,02 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 139,36 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 149,66 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 151,76 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 129,00 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 144,66 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,10 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,16 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.183,62 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.042,10 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 144,47 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 136,56 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 128,40 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 155,00 / cx

Pratini convoca supermercadistas para promover produtos do Agronegócio

Ministro pediu aos supermercadistas que promovam os produtos do setor agrícola, em especial das carnes e frutas.

Redação AI 27/04/01 13:30 – Ao participar ontem, em Brasília, da abertura do Supermeeting 2001 – Encontro de Lideranças, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, fez um apelo aos supermercadistas para que contribuam com a promoção interna dos produtos do setor agrícola, em especial das carnes e frutas. Segundo ele, isso acabará servindo para ajudar a cadeia do agronegócio a se preparar para competir no mercado externo.

“Nós temos o objetivo de fazer marketing internacional das nossas frutas e carnes”, revelou o ministro. “Agora, para que o nosso produto seja reconhecido externamente, precisamos ser conhecidos aqui também. E os supermercados são um excelente canal para fazer o marketing da produção brasileira e inclusive fazer uma espécie de treinamento das empresas brasileiras do ponto de vista de embalagem, distribuição e logística. Isso irá prepará-las para enfrentar o mercado mundial.”

Em sua palestra, Pratini de Moraes enfatizou a necessidade de o País deixar de vender commodities e passar a exportar especialidades. De acordo com ele, as cadeias produtivas de carnes (bovina, suína, frango e pescado) e da fruticultura têm grande potencial para ajudar o Brasil a conquistar o mercado internacional com a venda de produtos de qualidade, de maior valor agregado.

O ministro sugeriu aos supermercadistas que também peçam aos seus fornecedores que lhes dêem certificado de rastreabilidade e sanidade vegetal e animal. “Necessitamos que os produtos do agronegócio ofereçam essas garantias aos consumidores internos. Quando os importadores de outros países chegarem aqui, poderemos levá-los aos supermercados e mostrar como comercializamos nossos produtos internamente”, afirmou o ministro. Para Pratini de Moraes, o setor supermercadista tem papel estratégico no aprimoramento da qualidade e apresentação das mercadorias do agronegócio brasileiro.