![Mercado em alta: preço da carne suína sobe em Outubro com exportações recordes e aquecimento interno Mercado em alta: preço da carne suína sobe em Outubro com exportações recordes e aquecimento interno](https://www.agrimidia.com.br/wp-content/plugins/seox-image-magick/imagick_convert.php?width=904&height=508&format=.jpeg&quality=91&imagick=/wp-content/uploads/2024/09/suino1533.jpeg)
Os preços da carne suína e do animal vivo encerraram outubro em alta, marcando o sexto mês consecutivo de valorização. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa elevação é impulsionada principalmente pelo ritmo recorde das exportações brasileiras de carne suína in natura até a parcial de outubro e pela demanda aquecida no mercado doméstico.
Além do crescimento nas exportações, a baixa oferta de animais com peso ideal para abate reforça a pressão de alta nos preços, segundo análise dos pesquisadores do Cepea. Esse cenário contribui para um ambiente favorável à valorização, que beneficia produtores e sustenta a competitividade da carne suína no mercado interno e externo.