Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 70,15 / kg
Soja - Indicador PRR$ 135,64 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 142,37 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,77 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,82 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,27 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,28 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,33 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 136,39 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 139,78 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 149,48 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 152,21 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 129,31 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 143,92 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,09 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,15 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.184,03 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.025,81 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 144,47 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 136,63 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 128,37 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 156,06 / cx

Exportação

Soja para o México

Brasil quer vender a oleaginosa para o mercado mexicano. Proximidade com América do Norte é o maior empecilho.

Soja para o México

A política comercial no exterior que o Brasil quer empreender neste ano tem como uma de suas prioridades a venda de soja para o México. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, avalia que a proximidade dos mexicanos com os Estados Unidos e o Canadá ainda é o maior empecilho. Há resistência dos produtores locais que preferem manter os parceiros tradicionais e priorizar o mercado interno.

O México comprou 3,5 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos no ano passado. O mercado mexicano também é prioridade no setor de frutas, como maçã, uva e manga. Os maiores mercados para frutas a serem expandidos serão Arábia Saudita, Hong Kong, Japão, Rússia, Estados Unidos, Canadá e Hong Kong.

No segmento de carne bovina, o Brasil quer avançar em Taiwan, na Malásia, Indonésia e Colômbia. Houve expansão no ano passado das vendas dessa área para Argélia (inclusive produtos lácteos), Chile, Uruguai e Tunísia.

O trabalho de expansão comercial do Brasil abriu mercados no ano passado para a carne suína na Rússia, Argentina, nas Filipinas e no Vietnã. No segmento de carnes brancas, o país passou a vender de forma mais expressiva em 2009 para China e África do Sul.