Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 70,30 / kg
Soja - Indicador PRR$ 135,45 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 141,75 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,75 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,82 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,31 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,28 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,35 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 136,02 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 139,36 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 149,66 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 151,76 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 129,00 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 144,66 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,10 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,16 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.183,62 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.042,10 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 144,47 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 136,56 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 128,40 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 155,00 / cx

Ovos

Mapa realiza seminário sobre exportação

Mapa orienta produtores de ovos interessados em exportação em evento no RS.

O Brasil tem grande potencial para aumentar as exportações de ovos e, para tanto,é indispensável que o setor se organize em consórcios e condomínios para ganhar escala e aumentar sua participação no exterior. O recado foi dado pelo secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Célio Porto, aos produtores de ovos que participam, nesta quarta-feira (27), do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), em Porto Alegre/RS.

O evento, voltado exclusivamente para o setor, apresenta os desafios e as oportunidades para incrementar as vendas no mercado internacional. O diretor do Departamento de Promoção Internacional, Eduardo Sampaio, mostrou que Cingapura, Hong Kong e nações do Oriente Médio apresentam uma grande demanda pelo produto. “O Brasil pode crescer sua participação atual de 8,5% no comércio internacional de ovos. Verificamos um aumento de vendas para o mundo árabe e, durante as missões comerciais ao Oriente Médio, muitos importadores demonstraram interesse em importar ovos do nosso País”, alertou.

Célio Porto apresentou algumas das ações que o Ministério da Agricultura vem realizando para dar mais visibilidade do agronegócio brasileiro internacional. Como exemplo, ele citou missões comerciais de prospecção em países com potencial importador e eventos como o AgroEx, que motiva as cadeias produtivas que desejam vender seus produtos no mercado externo, inclusive, com a formação de consórcios e cooperativas de produtores, o que, segundo ele, diminui os custos de produção.

Um projeto das secretarias de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) e de Desenvolvimento e Cooperativismo (SDC) vai reforçar o trabalho feito durante o evento, de acordo com o secretário. Para o segundo semestre deste ano, está agendada uma missão à China, da qual farão parte cooperativas do setor agropecuário.