
Mudanças propostas na regulamentação sobre a captura e o manuseio de aves para transporte devem trazer benefícios para os produtores de ovos e frangos no Reino Unido. O Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (Defra) lançou uma consulta sobre as alterações propostas para a forma como os tratadores podem capturar (levantar e carregar) galinhas poedeiras e frangos de corte durante o carregamento e descarregamento para transporte. A proposta é alinhar a legislação com as diretrizes de bem-estar, permitindo a captura das aves pelas duas pernas.
Embora o código de práticas estatutárias do Defra para o bem-estar de galinhas poedeiras e frangas, frangos de corte e frangos reprodutores, e códigos semelhantes na Inglaterra e Escócia, considerem a captura pelas duas pernas um método apropriado e aceitável, a legislação atual da União Europeia (Regulamento 1/2005) sobre a proteção de animais durante o transporte e operações relacionadas não inclui esse método.
O Defra propõe alterar o Regulamento 1/2005 para permitir a captura de galinhas pelas duas pernas e proibir explicitamente a captura por uma perna. A justificativa é que essa mudança proporcionaria clareza aos setores britânicos de ovos e frangos de corte e às empresas de captura sobre os requisitos legais aplicáveis às operações de captura de aves. Além disso, garantiria que as aves possam continuar a ser transportadas entre as unidades de produção e entregues para processamento de forma eficiente e oportuna, sem comprometer os padrões de bem-estar na prática.
O governo também está investindo em pesquisas adicionais para abordar lacunas na base de evidências, comparando os resultados de bem-estar e parâmetros logísticos associados a diferentes métodos de captura, incluindo a captura vertical das aves pelo corpo e pelas duas pernas, em escala comercial. Essa pesquisa ajudará a determinar se mudanças futuras na legislação ou orientação estatutária do Reino Unido são necessárias a longo prazo.
Além disso, busca-se coletar mais informações sobre o tempo necessário para capturar aves usando diferentes métodos em diversos sistemas de alojamento, como os perus são atualmente capturados e levantados, e como coletar dados para compreender as relações entre os métodos de captura, o número de pessoas na equipe de captura e o bem-estar animal.
No ano passado, o Comitê de Bem-Estar Animal do governo produziu um relatório recomendando a captura de galinhas pelas pernas. A Animal Law Foundation, uma organização beneficente do Reino Unido, afirmou que o atual manejo ilegal e desumano de galinhas no Reino Unido ressalta a necessidade de priorizar o bem-estar animal na sociedade.
Referência: Poultry World