
A terça-feira (13/05) amanheceu com temperaturas amenas no Sul e em parte do Sudeste do país, contrastando com pancadas de chuva isoladas, porém localmente intensas, em outras áreas. Acompanhe as condições climáticas para esta terça-feira nas diversas regiões do Brasil:
Sul:
No Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e do Paraná, o sol predominará sem ocorrência de precipitações. A infiltração marítima, contudo, favorecerá chuva de intensidade moderada no litoral catarinense e paranaense, com a possibilidade de pancadas mais isoladas no norte do Paraná. A massa de ar frio de origem polar inicia um processo de dissipação, mas o dia ainda registrará baixas temperaturas, sobretudo na campanha gaúcha e nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, sem riscos de geada.
Sudeste:
O transporte de umidade do oceano em direção ao continente manterá condições para chuva na faixa litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Entre o norte paulista e o Triângulo Mineiro, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas, de intensidade moderada, influenciadas pela circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera. A massa de ar frio ainda exerce influência em parte da Região Sudeste, resultando em temperaturas mais baixas ao amanhecer no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.
Centro-Oeste:
Para o Centro-Oeste, a previsão indica pancadas de chuva isoladas durante a tarde no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, além do leste, centro e noroeste de Mato Grosso. Nas demais áreas, o sol deverá predominar ao longo do dia, com a persistência do calor, especialmente em território mato-grossense.
Nordeste:
A circulação de ventos do oceano em direção ao continente favorecerá a ocorrência de chuva no leste do Nordeste, com maior intensidade no leste da Bahia, Sergipe, Alagoas e litoral de Pernambuco. Na costa norte, são esperadas pancadas acompanhadas de trovoadas no Ceará, extremo norte do Piauí e centro-norte do Maranhão, um cenário influenciado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O interior da Região terá um dia de sol e calor.
Norte:
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica as condições para chuva forte e temporais no Amapá, norte do Pará, Amazonas e, principalmente, em Roraima, onde os volumes previstos são mais significativos. Em contrapartida, no Tocantins o sol aparecerá entre poucas nuvens, enquanto no Acre e em Rondônia o dia será mais nublado e sem registro de precipitações.