
A frente fria que atingiu a Região Sul na última semana segue avançando pelo interior do Brasil, provocando chuvas em uma faixa que se estende do litoral sul da Bahia, passando pelo norte de Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, sul do Pará e boa parte do Amazonas.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de chuva de até 100 milímetros por dia e ventos intensos, com risco de corte de energia, alagamentos e descargas elétricas. Também há previsão de chuva para o oeste da Bahia, com índices de precipitação de até 50 milímetros por dia.
No Espírito Santo, o tempo será instável, com chuva em todas as regiões e índices de até 50 milímetros por dia. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informa que ventos costeiros e úmidos favorecem a formação de nuvens de chuva no estado.
Já no restante do país, a semana inicia com tempo firme devido à atuação do sistema de alta pressão atmosférica. As temperaturas, contudo, seguem baixas devido à frente fria. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as mínimas chegam a 9ºC e 7ºC, respectivamente. Em Mato Grosso do Sul, o Centro de Monitoramento do Tempo alerta para a queda das temperaturas atípica para a época do ano, com mínimas entre 12ºC e 16ºC entre segunda e terça-feira.










