
O Brasil enfrenta condições climáticas contrastantes nesta terça-feira (30/9), com chuvas e risco de temporais no Sul, enquanto o Centro-Oeste e o Sudeste continuam sob forte calor e tempo seco.
A presença de uma área de baixa pressão provoca chuvas nos estados do Sul. Há risco para temporais em boa parte do Rio Grande do Sul, em algumas áreas do norte catarinense e no sudoeste paranaense, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Sudeste e no Centro-Oeste, o calor e o tempo seco se intensificam. A umidade relativa do ar cairá para níveis críticos à tarde em todos os estados do Centro-Oeste, além de boa parte de São Paulo e de Minas Gerais. Entre o leste de Mato Grosso, Goiás e o Triângulo Mineiro, os índices devem permanecer abaixo de 12% nas horas mais quentes. As temperaturas máximas devem superar os 35°C, podendo chegar aos 40°C em algumas regiões.
No Nordeste, a circulação de ventos vindos do Atlântico mantém pancadas de chuva sobre parte da costa leste, com mais força entre Maceió e Recife. O interior nordestino, por outro lado, terá tempo seco e bastante calor.
No Norte, o Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima terão condições para pancadas de chuva desde a manhã. Apenas o Tocantins permanecerá com tempo seco e calor ao longo do dia.









