
Nesta quinta-feira (16/10), o tempo volta a ficar instável na maioria do Brasil. Tempestades ganham força no Sul, enquanto pancadas mais irregulares atingem o Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
No Rio Grande do Sul, a chegada de uma frente fria causa chuvas fortes, especialmente no oeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para acumulados que podem chegar a 100 milímetros e rajadas de vento de até 100 km/h, com risco de queda de árvores. O oeste catarinense também pode registrar temporais desde a manhã, e o Paraná tem acumulados maiores durante a tarde.
O calor e a umidade mantêm condições para chuvas durante a tarde em São Paulo e Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro e o Espírito Santo têm pancadas irregulares ao longo do dia. Na capital paulista, o dia ainda será de calor, com máximas próximas de 29°C.
No Centro-Oeste, há potencial para chuvas fortes em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. As temperaturas permanecem elevadas, podendo chegar a 35°C em Campo Grande. Também chove no norte do Mato Grosso, com acumulados que podem chegar a 50 milímetros.
O Nordeste pode ter algumas chuvas fracas ao longo do litoral, mas o interior da região tem predomínio de céu aberto e calor, com atenção para a umidade baixa. As temperaturas ficam mais altas no Piauí, com máxima de 39°C em Teresina. O ar seco e quente persiste em áreas do sertão da Bahia, Piauí, Pernambuco e Ceará. No entanto, a Climatempo espera uma mudança a partir da próxima semana, com o aumento gradual na condição de chuva no interior nordestino.
No Norte, as chuvas mais volumosas ficam concentradas no Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Pará e sul do Tocantins, com tempo abafado e calor em toda a região.
O Inmet recomenda cuidados nas regiões em alerta para chuvas fortes: evitar abrigar-se sob árvores, não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e procurar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) para mais informações.










