
Nesta quinta-feira (6), o Brasil começa o dia sob a influência de um tempo mais firme em algumas áreas, mas com instabilidades que mantêm as chuvas ativas em diversas regiões. Ao todo, 24 estados e o Distrito Federal estão sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A meteorologista Lívia Caetano, da Climatempo, explica que o cenário é de transição de primavera, com o avanço de sistemas de baixa pressão e o transporte de umidade da Amazônia para o interior do país.
Situação Regional
- Sul: O tempo segue firme na maior parte dos estados. O litoral ainda registra chuvas fracas e isoladas pela manhã. À tarde, o noroeste do Paraná pode ter pancadas rápidas e localizadas. No fim da noite, a formação de uma baixa pressão no Paraguai estimula a chegada de nuvens carregadas sobre o sul do Rio Grande do Sul. O Inmet mantém alerta de tempestade com grau de perigo potencial para áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos de até 60 km/h.
- Sudeste: O tempo tende a estabilizar na maior parte de São Paulo, mas o norte e o oeste do estado ainda podem registrar pancadas de chuva fraca a moderada. As precipitações mais intensas devem se concentrar no Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, com risco de temporais e rajadas de vento. Em São Paulo, a quinta-feira será de tempo nublado e garoa persistente, com máxima de 22°C. O Triângulo Mineiro, Zona da Mata, região metropolitana de Belo Horizonte, e áreas do interior paulista e fluminense estão sob alerta amarelo do Inmet para risco de temporais.
- Centro-Oeste: O dia será marcado pelo calor e tempo abafado, com aumento de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva, especialmente entre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. A baixa pressão no Paraguai e a alta umidade do ar favorecem instabilidades no sul de Goiás e no norte de Mato Grosso, com possibilidade de temporais localizados.
- Nordeste: O Nordeste segue sob influência de áreas de instabilidade que se espalham pelo sul e oeste da Bahia, provocando pancadas mais fortes e acumulados elevados. Maranhão e Piauí também registram aumento de nuvens e chuva ao longo do dia. O litoral sul da Bahia, incluindo Salvador, terá chuva fraca e isolada. O Inmet publicou alerta de chuva intensa para parte do Maranhão, Piauí e oeste baiano.
- Norte: O tempo segue instável em grande parte da região. O Amazonas registra chuvas mais concentradas na metade norte e oeste, enquanto Acre e Rondônia têm precipitações esparsas. No Tocantins e em áreas do Pará, as pancadas ganham força, com risco de chuva intensa e ventos fortes, especialmente nas porções ocidentais.










