
A sexta-feira (30/05) promete ser o dia mais frio do ano em diversas regiões do Brasil, com alta probabilidade de geada no Centro-Sul do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para risco de geada em todo o Sul, exceto na faixa litorânea, e em áreas do sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
A onda de frio, que já se manifestou na manhã desta quinta-feira (29/05) com a ocorrência de neve nos municípios de São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC), é resultado da combinação de uma intensa massa de ar frio de origem polar com a umidade disponível na região. As temperaturas permaneceram abaixo de 2°C nas primeiras horas do dia, chegando a 0°C na estação meteorológica de São José dos Ausentes.
Essa condição climática persistirá na sexta-feira, favorecendo o congelamento da umidade nas nuvens e permitindo a precipitação de flocos de neve em áreas mais elevadas.
Impacto na Agricultura:
Desirée Brandt, meteorologista da Nottus, esclarece que a neve, por ter sido registrada nas regiões mais altas das serras, não deverá causar impactos nas lavouras. Em relação às geadas previstas para sexta-feira, abrangendo áreas serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, planalto catarinense e centro e sul do Paraná, a especialista avalia que não devem afetar extensivamente as culturas. “As mais importantes áreas de milho, além de áreas de café, estão mais ao norte, onde o risco para dar geada é muito pequeno ou até mesmo não há risco”, aponta Brandt.
Ronaldo Coutinho, engenheiro agrônomo da consultoria Climaterra, corrobora a análise, enfatizando que a neve não afeta nenhuma cultura, ao contrário das geadas. Ele pondera, no entanto, que “pode atrapalhar o milho safrinha no Paraná, em Mato Grosso do Sul e São Paulo, de maneira pontual. Sempre afeta também algumas hortas comerciais e pastagens de verão”. As geadas podem ocorrer até o sábado (31/05).
Os produtores rurais das áreas mais afetadas pela massa de ar frio são aconselhados a acompanhar as previsões e tomar as medidas necessárias para proteger suas lavouras mais sensíveis.










