
A onda de calor que afeta o Sul do Brasil deve persistir pelo menos até quinta-feira (13/2), com risco de desconforto térmico, agravamento de doenças e desidratação, de acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
Santa Catarina:
Nesta terça-feira (11/2), as temperaturas máximas devem variar entre 38°C e 40°C no litoral sul e extremo oeste do estado. O calor e a umidade podem causar pancadas de chuva isoladas no meio oeste, planalto sul e litoral sul. Em Florianópolis, os termômetros devem marcar entre 22°C e 35°C.
Nos próximos dias, as noites e madrugadas continuarão abafadas, enquanto as tardes terão temperaturas entre 35°C e 38°C nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, extremo oeste, meio oeste, litoral sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte. Algumas cidades podem registrar valores próximos a 40°C. Nas demais regiões, as tardes devem ter máximas entre 30°C e 35°C.
A aproximação de uma frente fria aumenta a instabilidade e o risco de temporais com raios, rajadas de vento e queda de granizo, a partir desta terça-feira (11/2). O risco de alagamentos, destelhamentos e queda de árvores é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde.
Na quarta-feira (12/2) e quinta-feira (13/2), a instabilidade se intensifica, com risco alto de temporais nas áreas em laranja e risco moderado nas áreas em amarelo. As chuvas mais intensas devem se concentrar no sul do estado na quarta-feira e se estender por toda a faixa litorânea na quinta-feira.
Rio Grande do Sul:
O alerta de onda de calor também permanece no Rio Grande do Sul, com mínimas entre 22°C e 28°C e máximas entre 35°C e 44°C no oeste, Missões, noroeste, norte, Campanha, centro, parte do sul, parte da Costa Doce, vales e região metropolitana de Porto Alegre. A umidade relativa do ar deve se manter baixa, entre 20% e 30%.
Na quarta-feira, as temperaturas mínimas devem variar entre 22°C e 27°C, e as máximas entre 29°C e 39°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para a região: dois vermelhos de “perigo extremo” e dois laranjas de “perigo”, que abrangem o Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e o oeste e sudoeste do Paraná.
Paraná:
No Paraná, o calor e a umidade continuam intensos, com condições favoráveis para chuvas isoladas e tempestades localizadas, devido ao intenso aquecimento, segundo o Simepar. As máximas devem se manter elevadas, próximas a 38°C no extremo oeste e litoral.