
Uma intensa onda de calor que atinge o Sul do Brasil desde o início do mês deve se intensificar nesta semana, levando temperaturas extremas para a região e se espalhando para São Paulo. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê máximas de até 43°C no oeste do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (11/2).
Cidades gaúchas como São Borja, Alegrete e Uruguaiana estão sob alerta de grande perigo devido ao calor extremo. Santa Catarina também está sob alerta, especialmente no sul do estado, onde Criciúma pode registrar temperaturas de até 34°C. Florianópolis terá máximas de 33°C. No Paraná, a previsão é de temperaturas elevadas em todo o estado, com máximas de até 37°C.
Calor Extremo em São Paulo:
A massa de ar quente que predomina sobre o Sul do país também afetará São Paulo, resultando em tardes com muito calor em diversas regiões. Na capital paulista e na Grande São Paulo, os dias mais quentes serão terça, quarta (12/2) e quinta-feira (13/2), com máximas previstas de 35°C, de acordo com a Defesa Civil do Estado.
Além do calor intenso, há previsão de pancadas de chuva e temporais isolados em todo o estado de São Paulo.
Previsão para as Demais Regiões:
- Centro-Oeste: A combinação de calor, umidade e convergência de umidade favorecerá a formação de áreas de instabilidade em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, com volumes de chuva acima de 40 mm. No oeste de Mato Grosso, as chuvas podem ser mais intensas, ultrapassando 80 mm em algumas localidades.
- Norte: Instabilidades associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 50 mm na maior parte da região, exceto em Roraima, onde as chuvas serão mais escassas.
- Nordeste: A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecerá a precipitação no norte da região, com chuvas acima de 80 mm previstas para o norte do Maranhão, do Piauí e litoral do Ceará. Na faixa leste, as chuvas serão mais isoladas, com volumes inferiores a 20 mm. Na parte central da Bahia, Pernambuco e sudeste do Piauí, a tendência é de tempo firme nos próximos dias.