
Nesta quarta-feira, 2 de julho, uma intensa massa de ar polar continua atuando sobre o Brasil, provocando uma queda significativa nas temperaturas em diversas regiões. Os efeitos do frio são sentidos no Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, estendendo-se até o sul da região Norte, como Rondônia e Acre, onde ocorre o fenômeno da friagem.
Sul: Geada e Frio Extremo
O amanhecer será gelado no Sul, com risco de geada em grande parte do Rio Grande do Sul, centro-oeste e sul de Santa Catarina, além do extremo sul e sudoeste do Paraná. Porto Alegre pode registrar mínima de apenas 1°C, e Florianópolis, 4°C, ambas com risco de geada. Curitiba permanecerá nublada, com garoa ou chuva fraca ao longo do dia e máxima de apenas 9°C, caracterizando uma tarde gelada.
Meteorologistas apontam a possibilidade de novos recordes de menor temperatura mínima do ano em todas as capitais da região Sul. Apesar do mar agitado na costa do Sul e do Sudeste, não há alerta de ressaca emitido pela Marinha do Brasil.
Sudeste: Chuva Volumosa e Frio em SP e RJ
No Sudeste, a frente fria se afasta da costa, mas a circulação dos ventos do oceano em direção ao continente, somada à atuação de um cavado meteorológico, favorece a ocorrência de chuva persistente no litoral paulista e no estado do Rio de Janeiro. A Climatempo emitiu alerta de perigo para chuva volumosa na capital fluminense.
Em São Paulo, o dia será úmido, com chuva fraca a moderada e temperatura máxima de apenas 14°C, podendo registrar a tarde mais fria de 2025 até agora.
Centro-Oeste: Amanhecer Frio e Ar Seco
No Centro-Oeste, o amanhecer será gelado no sudoeste e extremo sul de Mato Grosso do Sul, com mínimas mais baixas. O sul de Mato Grosso terá manhãs frias, mas as temperaturas sobem gradualmente à tarde. Goiás e Distrito Federal terão tempo firme, seco e ensolarado, com umidade relativa do ar abaixo dos 30% no norte goiano, leste e nordeste de Mato Grosso.
Norte e Nordeste: Temporais Isolados e Alertas
No Norte, há previsão de temporais para o norte e noroeste do Amazonas, além da metade oeste de Roraima. Chove de forma moderada a forte no centro-norte do Amazonas, norte do Pará e no Amapá. Por outro lado, a umidade do ar fica abaixo dos 30% no sudeste do Pará, Tocantins, sul do Maranhão, sul do Piauí e interior da Bahia.
No Nordeste, há alerta para temporais no litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte, causados pela infiltração marítima. Também são previstas chuvas fortes no norte do Ceará.