
As condições climáticas no Brasil apresentam um panorama diversificado nesta quinta-feira, com instabilidades e calor intenso em diversas regiões. Confira a previsão completa:
Sul:
Uma área de baixa pressão atmosférica intensifica as instabilidades no Rio Grande do Sul, provocando chuva nas regiões central, norte, oeste, metropolitana e litoral. As pancadas, previstas principalmente para o período da tarde, podem ser fortes, mas não amenizam o calor. Uruguaiana, por exemplo, pode registrar até 38 graus. Santa Catarina e Paraná também enfrentam chuva em todas as regiões, com previsão de altos volumes no oeste paranaense e norte catarinense. Florianópolis e Curitiba terão tempo abafado.
Sudeste:
A combinação de calor e alta umidade favorece a formação de nuvens carregadas em São Paulo, especialmente nas regiões oeste, central, litoral sul e metropolitana. Pancadas de chuva, típicas da estação, são esperadas para a tarde e podem ser intensas. Na capital paulista, as temperaturas sobem e a chuva ocorre de forma isolada. Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória terão tempo ensolarado e sem previsão de chuva.
Centro-Oeste:
Ventos vindos da Região Norte aumentam a umidade e provocam chuva no oeste e sul de Mato Grosso e em todo o Mato Grosso do Sul. Temporais podem ocorrer a qualquer momento, intensificando-se durante a tarde. Campo Grande e Cuiabá estão na rota das tempestades. Em Goiás, o tempo será mais ensolarado, sem previsão de chuva para Brasília e Goiânia.
Nordeste:
A aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa brasileira aumenta a probabilidade de chuva entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, com risco de temporais em toda a faixa litorânea. João Pessoa e Recife também podem ter chuva a qualquer hora do dia, devido aos ventos que sopram do oceano. Na Bahia e no interior do Piauí e Maranhão, o tempo permanece ensolarado e com temperaturas elevadas.
Norte:
A chuva persiste em Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia, com risco de temporais, inclusive nas capitais Manaus e Boa Vista. No Tocantins, leste do Pará e sul do Amapá, o dia será ensolarado e abafado, com temperaturas em elevação.